O insônia? Experimente estes chás naturais para dormir

O chá tem muitas propriedades, e talvez uma das mais conhecidas sejam as que ajudam a dormir. Se você tem problemas de sono, você pode testar as infusões naturais para conciliar o sono, que te ajudam a dormir melhor à noite. Qualquer infusão natural é muito mais recomendável do que os sedativos ou medicamentos para dormir químicos, que podem causar problemas no estômago, sem esquecer os perigos de se tornar viciado a esses medicamentos. Vamos descobrir as melhores chás naturais para dormir.


Valeriana, tila e melisa, as mais conhecidas


Se há uma infusão que associamos à insônia, esta é a valeriana. Suas propriedades sedativas e calmantes, e convertem-se em uma das plantas mais utilizadas para conciliar o sono, já que ajuda a combater o stress e os nervos, relaxando os músculos e induzindo a um sono mais profundo. A valeriananão tem efeitos colaterais, mas não se deve tomá-la as mulheres grávidas ou as que bebem álcool com frequência. Também não é aconselhável tomar valeriana se você está prestes a passar por uma cirurgia.



A valeriana compartilha muitos componentes com a tila, uma das plantas mais importantes para tratar os problemas de insônia. Além de suas propriedades somníferas, a tila, ou o chá de tília, tem muitas mais propriedades, como a cura de problemas digestivos e hormonais, reduzir a pressão arterial descongestionar as vias respiratórias. Sim, a tila é diurética, algo que deve ter em conta. Melhor não tomártela justo antes de ir dormir se não quiser acordar a meio da noite, por sua culpa.


Chá de tília


Se você é uma pessoa muito nervosa, e são esses nervos que te impedem de dormir bem à noite, o melhor que você pode fazer é tomar chás de melissa, também conhecida como erva. Seu aroma cítrico faz com que também se utiliza muito na aromaterapia. Você pode usar tanto as flores como as folhas da melisa, embora durante a gravidez ou a amamentação não deve tomá-la. Também é muito conhecida a camomila, que apesar de ser considerada uma infusão digestiva nos ajudará a dormir melhor.


Erva planta medicinal


Chás para dormir desconhecidas


O nome da flor da paixão não nos parecer muito relaxante, também conhecida como pasiflora tem propriedades ansiolíticas. É calmante e sedativo, e podemos aproveitar o resto de benefícios da pasiflora para o nosso organismo, por exemplo, contra a dor de cabeça, ou para liberar a tensão. Se tomar uma cerveja nos relaxa, porque não vão ser relaxantes as infusões de lúpulo? Segundo a lenda, os romanos colocavam folhas de lúpulo no travesseiro para poder dormir melhor. É uma infusão ideal se você tem ansiedade.



Se o lúpulo é conhecido pela cerveja, a lavanda é por seu bom cheiro, mas além de utilizá-la como suporte para as infusões de lavanda são um bom remédio natural contra a insônia. Tem a vantagem de que você pode plantarla e cultivá-la em casa, por isso que você sempre terá lavanda à mão. Outra das grandes desconhecidos neste mundo são as infusões de papoula, que graças aos alcalóides como a readina ajuda a combater a insônia. Como outras infusões para dormir bem ajuda a combater problemas respiratórios ou dor de garganta e catarro.


Como preparar chás para conciliar o sono


A preparação de infusões naturais para dormir é semelhante à do resto dos chás. Há que aquecer a água, e justo antes de que comece a ferver, há que acrescentar as plantas secas ou saquinhos. Deixe repousar uns minutos e, se você quiser adoçar um pouco, adicione um pouco de açúcar ou, melhor ainda, algo de mel. Você deve tomar antes de deitar, mas lembre-se que algumas são diuréticas então, pare uns minutos antes de ir para a cama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *