6 Benefícios do complexo B

A partir do consumo do complexo B benefícios que você pode obter se você consumir de forma adequada. Note que você pode receber sua contribuição a partir da ingestão de uma alimentação variada, pois são muitos os alimentos que o contêm e inclusive pode ser que precises o consumo de um suplemento de acordo com o seu caso em particular.


O complexo B é composto por vitamina B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.


Veja também:


O complexo B, auxilia no metabolismo de energia, para manter a saúde do cabelo e da pele.


Benefícios do complexo, que ajudam o organismo a viver melhor


1.- O complexo B ajuda no metabolismo da energia


O complexo B colabora em muitos processos bioquímicos para a formação de energia. A partir da ingestão dos alimentos que consome, o organismo pode fornecer a energia de que necessita, pois pode exercer esta atividade graça, para o seu consumo.


2.- O complexo B, ajuda a prevenir a anemia megaloblástica


A formação dos glóbulos vermelhos é realizada graças ao complexo B


No caso de presentes deficiência de B6 e B12 tem um alto risco de anemia megaloblástica.


3.- O complexo evita a presença de março


A niacina é uma das vitaminas que o compõem e é a mais indicada para o tratamento de uma doença chamada pelagra e, por sua vez, também é indicada para reduzir o nível do colesterol.
Complexo B benefícios


4.- O complexo B, evita a presença da Síndrome de Korsakoff) e Beriberi


Os músculos, o cérebro e o coração podem funcionar corretamente, graças à ação gerada por a tiamina, a qual também conta com um benefício para o tratamento de uma doença chamada de Wernicke, uma outra doença chamada síndrome de Korsakoff) e o Beribéri.


5.- O complexo B, ajuda a manter a saúde do sistema imunológico


No caso de a B6 se encarrega de manter a saúde do sistema imunológico, na formação dos glóbulos vermelhos e do bom funcionamento do sistema nervoso central. Produz os anticorpos necessários para que o sistema imunológico funcione corretamente.


6.- A vitamina B9 ajuda a prevenir defeitos do cérebro do feto


Se falamos de ácido fólico ou B9 é conhecido o seu efeito sobre a prevenção de defeitos a nível cerebral do feto em gestação, mas, por sua vez, embora menos conhecido também conta com um bom efeito sobre a prevenção do câncer de cólon e de mama. A sua ingestão é útil para reduzir os efeitos colaterais do metrotrexato, uma droga presente em medicamentos para o tratamento do câncer e, por sua vez, impede o desenvolvimento de doenças do coração.


Em caso de deficiência de riboflavina é indicado para o seu tratamento.


Excesso de complexo B


Apesar de todos esses benefícios, é importante conhecer os perigos de altas doses (por exemplo, de niacina, pois pode causar danos a nível cutâneo, uma úlcera péptica ou um dano no fígado. Inclusive com uma dose apropriada em alguns casos pode tornar-se em rubor cutâneo.


Quando se trata de uma dose elevada de vitamina B6 podem-se observar alterações como dormência ou problemas neurológicos.


O excesso de ácido fólico presente no complexo pode apresentar problemas, tais como erupções na pele, problemas respiratórios, fraqueza, febre e coceira. De fato, é essencial ler ácido fólico contra-indicações.


A dose correta depende de vários fatores, que inclui o sexo, a idade e a condição particular de cada pessoa, por isso é necessário que apesar de os benefícios do complexo B, você deve consultar com seu médico, a dose que você precisa para obtê-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *