10 Usos e Benefícios da Argila Bentonite


Será que você Nunca ouviu falar da argila de Bentonita? Então você vai ficar surpreso por que é uma argila que limpa e cura do seu corpo.


A argila Bentonita, também é conhecida como Bentonita, argila medicinal ou argila Montmorillonite, tem sido usado por centenas de anos ao redor do mundo para curar o corpo.


Recentemente foi popularizado através de programas “detox” na Europa e nos Estados Unidos.


Seu uso geralmente é externo, embora algumas pessoas dizem que seu consumo é seguro.


A Argila Bentonita, História e Origens


A argila Bentonita é coletada principalmente na Itália, Estados Unidos e França. A fonte onde se encontra com maior abundância no mundo é a área vulcânica de Fort Benton, Wyoming (de onde tira o seu nome). Também foi nomeado argila Montomorillonite, porque foi descoberta em uma região da França chamada Armas.


Na medicina tradicional dos Andes, a Austrália e a África Central foi utilizado de diversas maneiras devido às suas propriedades curativas. Devido a que a Bentonita não requer nenhum processamento para o seu consumo, é muito eficaz e de baixo custo, tem sido utilizada para a desintoxicação durante muitos anos por algumas tribos.



Como Funciona a Argila Bentonita?


A argila Bentonita ajuda a desintoxicação do seu corpo, fortalece o seu sistema imunológico e reduz a inflamação (1)


A Cada dia, nosso corpo está exposto a centenas de toxinas, de tintas, produtos de limpeza, materiais de construção, água de baixa qualidade, pesticidas, alimentos processados, o cigarro, a fumaça da cidade, etc., Além dos chamados “Metais Pesados”, como o mercúrio, o benzeno, o cádmio e o chumbo, que se encontram na água e alimentos contaminados, como os peixes.


A boa notícia é que a argila Bentonita ajuda a livrar seu corpo das toxinas mais comuns e os metais pesados (1).


O que Contém a Argila Bentonita?


A argila Bentonita contém uma grande quantidade de nutrientes, como cálcio, magnésio, cobre, ferro, potássio, sódio e sílica.


Ao ingerir a argila, os nutrientes são absorvidos pelo seu corpo como qualquer custo adicional. E é por isso que muitas pessoas a usam como uma fonte natural de vitaminas e minerais.


Como Funcionam as Cargas Elétricas em Argila Bentonita?


Quando a Argila Bentonita entra em contato com um líquido, a sua carga elétrica se torna positiva e atrai as toxinas (que em sua maioria têm carga negativa). Desta forma, elimina as toxinas do seu corpo, facilitando a desintoxicação. Pode-Se dizer que a Bentonita “busca” as toxinas para retirá-las de seu corpo, que funciona como uma esponja que incha ao entrar em contato com os líquidos e absorve toxinas.


A argila Bentonite é eficaz para desintoxicar a boca, a pele e o intestino.



10 Aplicações de Argila Bentonite Para Que Seu Corpo Seja Mais Saudável


1. Ajuda no Tratamento de Eczema, Dermatite e Psoríase


Combina a Bentonita com água e aplique como uma máscara em seu rosto, mãos, pernas, braços, abdômen ou qualquer parte de seu corpo. A Bentonite vai começar a absorver as toxinas que se encontram na superfície e nos poros, deixando sua pele mais limpa.


Aplicar Bentonite ajuda a diminuir manchas, vermelhidão e reações alérgicas causadas por agentes irritantes que contêm as loções, sabões, sabonetes e plantas venenosas.


Além de eliminar as toxinas, também tem propriedades antibióticas, quando aplicado de forma tópica, ajudando a reduzir infecções da pele e reduzindo os tempos de cura das feridas e o eczema (2, 3, 4).


Combinar o uso de antibióticos com Bentonite acelera o processo de cura em seu corpo (2, 3, 4).


2. Use-a na Banheira como o Sabão Para eliminar Toxinas


Adiciona argila Bentonita à água de sua banheira para tomar um banho. A Bentonite absorver as toxinas da água e de sua pele, deixando-a com uma sensação de hidratação, suavidade e menos inchaço.


Você pode usá-lo no lugar de seu sabonete normal para relaxar todo o seu corpo.


3. Favorece a Entrada de Oxigênio para as Células


A argila Bentonita se favorece a entrada de oxigênio para as células, já que tem a habilidade de extrair o excesso de hidrogénio das células, permitindo que o oxigênio tenha mais espaço dentro das mesmas.


Quando suas células têm mais oxigênio, você vai sentir mais energia e se recuperará com maior facilidade, já seja que você se sinta doente ou depois de um treino intenso ou de alguma lesão muscular.



4. Efeito Anti-ácido


Devido ao nosso ritmo acelerado de vida, nossas opções de alimentos que não são tão saudáveis. Os alimentos processados, ricos em produtos químicos, conservantes, corantes e aromatizantes, representam nossa principal fonte de alimentação.


Parte destes alimentos reduzem o nível de pH do estômago tornando-o mais ácido.


Uma dieta saudável significa um maior esforço para digerir alguns alimentos. Isto faz com que o estômago produza mais ácido do que normalmente necessita. Para equilibrar esta acidez precisa consumir uma maior quantidade de alimentos alcalinos.


Manter uma dieta alta em alimentos processados e baixa em alimentos alcalinos pode danificar a parte interna de seu estômago.


A argila Bentonita tem um efeito alcalinizante devido ao seu conteúdo de minerais, ajudando a regular o pH do seu estômago.


Evita o consumo de grandes quantidades de argila Bentonite já que o pH do estômago também deve manter os seus níveis de ácidos para realizar a digestão adequada. O pH do suco gástrico normalmente é de 1.5 a 3.5 e no caso de se tornar mais alcalino pode provocar:



  • Pouca ou nula absorção da vitamina B12.

  • Redução das defesas do estômago ácidas para evitar que microorganismos entram livremente os intestinos.

5. Fortalece a sua Flora Intestinal


A argila Bentonita ajuda a remover as toxinas do seu sistema digestivo, favorecendo a diminuição do estresse causado por produtos químicos e metais pesados nos intestinos. Também diminui a quantidade de bactérias nocivas e promove uma flora intestinal saudável.


Quando prime e mantém saudável o seu intestino, você garante uma boa absorção dos alimentos e você reforça o seu sistema imunitário, sentindo-se melhor e mantendo uma boa postura durante o dia.


Investigações científicas têm demonstrado que a argila Bentonita se liga a toxinas particularmente prejudiciais chamadas aflatoxinas. As aflatoxinas, que são encontrados em alimentos como cereais e sementes, podem causar danos no fígado e certos tipos de câncer (5).


6. Alivia Problemas Digestivos


A argila Bentonita neutraliza e remove vírus e bactérias nocivos para a sua saúde. É usado para aliviar problemas como náuseas, vômitos ou prisão de ventre.


Em um estudo científico da argila Bentonita tem demonstrado a sua eficácia para aliviar os desconfortos digestivos causados por vírus. Os rotavírus e caranovirus causam diarréia abundante, náuseas e dor abdominal, em especial em escolares e pré-escolares (5).


Mas seus efeitos não se limitam apenas aos humanos. Qualquer mamíferos, como cães e gatos, podem utilizá-lo de forma segura para aliviar as náuseas e vômito. Misture um quarto de xícara de argila Bentonite por cada litro de água e dáselas como água regular. Esta não mudará o sabor, seus animais de estimação, nem sequer notarão, mas lhes fará sentir muito melhor rapidamente.


7. Fortalece o Seu Sistema Imunitário e Eliminando Vírus e Bactérias


Em um estudo publicado pelo Journal of Antimicrobial Chemotherapy – se reconhecido que a argila Bentonita é um dinheiro antibacteriano adequado para o uso humano. Ele reconheceu que é estável ao calor e que seu baixo custo torna-o um excelente tratamento contra muitas infecções bacterianas (6).


O uso de argila Bentonite, se beneficia em seu sistema imunológico devido a que elimina as toxinas e bactérias nocivas. Mas é necessária mais investigação, os resultados encontrados até agora são promissores.


8. Melhora a Saúde das Gengivas e Dentes


Quando falamos de microrganismos, a boca é a parte do sistema digestivo que facilmente é invadida por bactérias e toxinas nocivas. Usar a argila Bentonita ajuda a eliminá-los, já que se une a eles e os extrai de todos os cantos possíveis em dentes, língua, gengiva e palato.


Você pode usar a argila Bentonita como pasta de dentes, naturais ou misturar na água e utilizá-la como enxágue bucal todos os dias.


9. Purificador de Água



A argila de Bentonita, ao ser combinada com magnésio, purifica a água corrente. Isto tem mostrado resultados promissores para um método purificador de água de baixo custo. É possível que, no futuro, o seu uso se expanda para várias partes do mundo (7).


10. Uma Alternativa Natural ao Talco para Bebê


A argila de Bentonita pode ser aplicada como um substituto do talco para bebês. Aplique em qualquer área irritada, avermelhada ou com a fricção. Deixa a pele do seu bebê por alguns minutos antes de limpá-la ou enjuagarla, isto irá remover microorganismos nocivos e favorecer a regeneração de sua pele.


Como Começar a Usar Argila Bentonite de Forma Eficaz?


A argila Bentonita normalmente é de cor creme ou cinza. Se muda para uma cor esbranquiçada significa que foi danificado e já não é seguro usá-lo. Além disso, a argila não deve ter nenhum cheiro ou sabor. Se se dá o caso, descarte-a imediatamente.


Argila Bentonita Como Complemento Alimentar



  • Toma uma ou meia colher de chá de argila Bentonite uma vez por dia, quantos dias você quiser.

  • Misture com água e disuélvela.

  • Consúmela de imediato, não a armazéns.

Argila Bentonite Para Uso Tópico




  • Adicionar um quarto de xícara de argila Bentonite ao tomar um banho na banheira.Aplique diretamente a sua pele e faça uma massagem.Ou simplesmente agrégala a água da tina e disuélvela bem.

  • Adiciona uma ou meia colher de chá em meio copo de água para fazer um enxágue bucal.Realiza gargarejo de 30 segundos a um minuto.Cospe e lave sua boca com água limpa.

  • Mistura da argila Bentonita em partes iguais com água.Aplica diretamente a sua pele e deixa-se secar (aproximadamente 20 minutos).Enxágue com água morna.Recomenda-Se usar uma ou duas vezes por semana para melhores resultados.Para aplicar em arranhões ou mordidas de mosquitos deixar por duas horas antes de enxaguar.

Recursos de “10 Utilizações e Benefícios da Argila Bentonita”


Cuidado ao Consumir Argila Bentonite


Alguns produtos de argila Bentonite contêm chumbo em quantidades muito pequenas. Seu uso pode causar danos, em especial crianças e mulheres grávidas. É importante ler os rótulos do produto e obtê-la de distribuidores confiáveis.


O organismo regulador de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (US FDA – u.s. Food and Drug Administration) nos adverte que não devemos adquirir o produto “Bentonite Me Baby” de Alikav Naturals, pois tem um alto risco de envenenamento por chumbo (8).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *