10 benefícios da incorporação de óleo de coco na dieta

 


10 benefícios da incorporação de óleo de coco na dietaNão são muitos os “super-alimentos” existentes na natureza. E o óleo de coco é um deles. Sua combinação única de ácidos gordos pode ter profundos efeitos na saúde, incluindo perda de peso, melhoria da função cerebral e outros benefícios surpreendentes.


1. O Óleo de Coco Virgem contém uma combinação única de ácidos graxos com poderosas propriedades medicinais


10 benefícios da incorporação de óleo de coco na dietaO óleo de coco tem sido demonizado muitas vezes, por seu teor de gorduras saturadas. De fato é uma das fontes mais ricas de gordura no mundo: 90 % de seus ácidos graxos são saturados (1).


No entanto, novos dados sugerem que as gorduras saturadas são inócuas. Estudos abrangendo milhares de pessoas provam que a ideia das refeições “tampa artérias” é um mito.


Além disso, o óleo de coco não contém gorduras saturadas comuns que se encontram no queijo ou carne vermelha, mas que contém triglicerídeos de cadeia média.


A maioria dos ácidos graxos na dieta são de cadeia longa, mas os de cadeia média são metabolizados de forma diferente. Vão diretamente para o fígado e do trato digestivo e podem ser usados como uma fonte rápida de energia ou ser convertidos em corpos cetónicos, que podem ter efeitos terapêuticos sobre a epilepsia e o mal de Alzheimer.


Importante!

Resumindo: O óleo de coco contém muitos triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados de forma diferente e podem ter efeitos terapêuticos sobre distúrbios cerebrais.

2. Os povos que consomem muito Óleo de Coco Virgem estão entre os mais saudáveis do planeta


coco3O coco é às vezes exótico no mundo ocidental e consumido geralmente pelos amantes da alimentação saudável.


No entanto, em alguns lugares do mundo, o coco tem sido um dos pilares da dieta durante muitas gerações. O melhor exemplo disso são os moradores de Tokelau, no Pacífico Sul.


Mais de 60 % de suas calorias provenientes dos cocos e são os maiores consumidores de gorduras saturadas do mundo. E têm uma saúde excelente, sem evidências de doença cardíaca (2).


Outro exemplo de um povo que consome grandes quantidades de coco e possui uma excelente saúde são os habitantes da ilha de Kitava, que faz parte de Papua Nova Guiné (3).


Importante!

Resumindo: Muitos povos em todo o mundo consomem grandes quantidades de coco ao longo de muitas gerações.

3. O Óleo de Coco Virgem aumenta o gasto energético, ajudando a queimar gordura


coco4


Enquanto muitos acham que a obesidade é uma apenas uma questão de calorias, outros acreditam que as fontes dessas calorias também têm muito que ver.


É um fato que os diferentes alimentos afetam nossos corpos e hormônios de maneiras diferentes. Uma caloria não é apenas uma caloria.


Assim, os triglicerídeos de cadeia média no óleo de coco podem aumentar o gasto energético , quando se os compara com a mesma quantidade de calorias provenientes de gorduras de cadeia mais longa (4).


Um estudo descobriu que, de 15 a 30 gramas de triglicerídeos de cadeia média, por dia poderia aumentar o gasto energético diário em 5 %, equivaliendo a 120 calorias (5).


Importante!

Resumindo: Os ácidos graxos de cadeia média no óleo de coco elevam o gasto energético diário em até 5 %, levando potencialmente a uma perda de peso significativa a longo prazo.

4. O ácido laúrico presente no Óleo de Coco Virgem mata bactérias, vírus e fungos


Quase a metade dos ácidos graxos no óleo de coco são ácido dodecanoico. Quando o óleo é digerido, forma-se um francês elaborado chamado monolaurina. E tanto o ácido dodecanoico como a monolaurina pode eliminar patógenos, como bactérias, vírus e fungos (6).


Por exemplo, foi determinado que podem matar a perigosa bactéria staphylococcus aureus e a levedura candida albicans, causador de infecções em humanos (7, 8).


Importante!

Resumindo: os ácidos graxos e produtos derivados do óleo de coco podem matar patógenos nocivos, ajudando a prevenir infecções.

5. O Óleo de Coco Virgem pode diminuir o apetite


10 benefícios da incorporação de óleo de coco na dietaA redução do apetite causada pelo óleo de coco estaria relacionada com o fato de que os ácidos gordos, que contém, depois de ser metabolizados, produzem corpos cetónicos que causam esse efeito (9).


Em um estudo, diferentes quantidades de triglicerídeos foram fornecidos seis homens saudáveis. Os que consumiram a maior quantidade de triglicerídeos de cadeia média acabaram consumindo 256 calorias a menos por dia, em média (10)


Estes estudos foram pequenos e realizados apenas por um curto período de tempo. Se o efeito persistir a longo prazo poderia ter uma influência dramática sobre o peso corporal ao longo de vários anos.


Importante!

Resumindo: Os ácidos graxos no óleo de coco, que podem reduzir significativamente o apetite e afetar positivamente o peso corporal a longo prazo.

6. Os ácidos graxos presentes no Óleo de Coco Virgem são convertidos em corpos cetónicos que reduzem ataques epiléticos


A dieta cetogênica (baixa em hidratos de carbono e alta em gordura) está atualmente sendo estudada como um meio para tratar várias desordens.


A melhor aplicação terapêutica de esta dieta é para o tratamento de epilepsia resistente a drogas em crianças (11). A dieta consiste em consumir muito poucos hidratos de carbono e muitas gorduras para aumentar a concentração de corpos cetónicos no corpo.


E, por alguma razão, essa dieta reduz significativamente os ataques em crianças com epilepsia, mesmo naqueles que não tiveram sucesso com diferentes tipos de drogas.


Como os triglicerídeos de cadeia média no óleo de coco são transportados para o fígado e transformados em corpos cetónicos, geralmente são usados em pacientes com epilepsia para induzir a cetose e permitir um pouco mais de carboidratos na dieta.


Importante!

Resumindo: Os triglicerídeos de cadeia média no óleo de coco podem aumentar a concentração sangüínea de corpos cetónicos e ajudar a reduzir ataques em crianças com epilepsia.

7. O Óleo de Coco Virgem melhora os níveis de colesterol no sangue e diminui o risco de sofrer de doenças do coração


10 benefícios da incorporação de óleo de coco na dietaO óleo de coco está repleto de gorduras saturadas que não danificam o perfil de lipídios do sangue, tanto quanto se acreditava no início. O que elevam o colesterol HDL (o “bom”) e a mudar o LDL por um subtipo beningno (12).


Em um estudo realizado em 40 mulheres, o óleo de coco (em comparação com o de soja reduziu o colesterol total e o LDL, enquanto elevava o HDL (13).


Há também estudos realizados em ratos mostram que o óleo de coco reduz os triglicéridos, o colesterol total e o LDL, ao mesmo tempo que aumenta o HDL e melhora os fatores de coagulação do sangue e o estado de antioxidantes (14).


Esta melhora nos fatores de risco cardiovascular, teoricamente, deveria conduzir a um menor risco de doença cardíaca a longo prazo.


Importante!

Resumindo: Estudos em humanos e em ratos mostraram que o óleo de coco melhora importantes fatores de risco cardíaco, como colesterol total, o LDL e o HDL.

8. O Óleo de Coco Virgem protege o cabelo, hidrata a pele e funciona como um protetor solar


10 benefícios da incorporação de óleo de coco na dietaMuitas pessoas usam o óleo de coco para fins cosméticos, e para melhorar a saúde e aparência de seu cabelo e pele.


Estudos em pessoas com pele seca mostraram que o óleo de coco melhora o conteúdo de umidade e lipídios da pele do rosto (14).


Além disso, o óleo de coco pode proteger o cabelo dos danos externos, e um estudo mostrou sua eficácia como protetor solar, bloqueando um 20 % dos raios ultravioletas do sol (15)


Também pode ser utilizado como um enxágue bucal, matando as bactérias da boca, melhorando a saúde dental e reduzindo o mau hálito (16).


Importante!

Resumindo: O óleo de coco pode ser aplicada de forma tópica como hidratante para a pele e para proteger o cabelo. Também é utilizado como protetor solar suave e enxágue bucal.

9. Os ácidos graxos presentes no Óleo de Coco Virgem aceleram a função cerebral em pacientes com mal de Alzheimer


O mal de Alzheimer, que, em geral, afeta pessoas mais velhas, parece ser causada por uma redução na capacidade de converter a glicose em energia em determinadas partes do cérebro.


Os corpos cetónicos podem fornecer ao cérebro de energia e vários pesquisadores têm especulado que poderiam bindar uma fonte de energia alternativa para as células e reduzir os sintomas do mal de Alzheimer (17).


Em um estudo realizado em 2006, o consumo de triglicerídeos de cadeia média levou a uma melhora imediata nas funções cerebrais em pacientes com doença de Alzheimer leve (18).


E há vários outros estudos que suportam estes achados, enquanto que os triglicerídeos de cadeia média continuam a ser estudados em profundidade como possíveis agentes terapêuticos no tratamento do mal de Alzheimer (19).


Importante!

Resumindo: Há estudos que mostram que os ácidos graxos no óleo de coco elevam os níveis de corpos cetónicos no sangue, fornecendo energia para as células do cérebro dos doentes de Alzheimer e aliviando seus sintomas.

10. O Óleo de Coco Virgem ajuda a queimar gorduras, em especial as que se acumulam na cavidade abdominal


10 benefícios da incorporação de óleo de coco na dieta


Como você pode reduzir o apetite e aumentar a queima de gorduras, é lógico que o óleo de coco ajuda a perder peso.


Pelo visto, parece ser especialmente eficaz em reduzir a gordura que se aloja na cavidade abdominal e em torno dos órgãos. Esta é a gordura mais perigosa, com uma forte relação com várias doenças.


A circunferência da cintura é facilmente mensurável e é um grande indicador da quantidade de gordura na cavidade abdominal. Em um estudo realizado em 40 mulheres com obesidade abdominal, lhes forneceu 30 ml de óleo de coco por dia, o que levou a uma redução significativa no índice de massa corporal e a circunferência da cintura em um período de 12 semanas (20).


Outro estudo realizado em 20 homens obesos notou uma redução na circunferência da cintura de 2.86 centímetros depois de quatro semanas consumindo 30 ml de óleo de coco por dia (21).


Estes números podem não ser surpreendentes na superfície, mas há que ter em conta que estas pessoas não adicionaram exercício ou restringiram o consumo de calorias. Perderam quantidades significativas de gordura abdominal simplesmente acrescentando o óleo de coco em sua dieta.


Mais alguma coisa?


Se você procura comprar óleo de coco, há uma grande variedade no Amazon Portugal e Amazon América, com milhares de comentários de compradores. Também se pode encontrar na maioria das lojas de comida saudável. Para desfrutar de todos os benefícios, é importante adquirir óleo de coco orgânico e virgem, não refinado.


Recomendo que conheça também ConuTherm que é o óleo de coco em capsulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *